terça-feira, 22 de novembro de 2011

Roçadeiras a Gasolina!

Olá amigos,

No primeiro post demos uma visão geral sobre as lavadoras de alta pressão e neste vamos tentar fazer o mesmo com as roçadeiras a gasolina com motor 2 tempos. Não deixem de postar suas dúvidas!

As roçadeiras a gasolina utilizam a mistura de óleo 2 tempos para lubrificar e fazer a queima junto com a gasolina, como o óleo não queima por inteiro ela necessita de manutenções semestrais para limpar e regular a máquina. Observações importantes são: utilizar sempre gasolina comum (nunca aditivada) e procurar não mudar a marca do óleo 2 tempos para não haver saturação do equipamento.

No mercado existem dois tipos de óleo 2 tempos: o mineral e o sintético, no Brasil é muito mais fácil encontrar o óleo mineral e quando começar utilizar um tipo de óleo deve permanecer com esse, pois misturar os tipos de óleo causa problemas no funcionamento da máquina.

Roçadeiras a gasolina são a maior tendência do momento por facilitarem o trabalho eliminando o uso de energia elétrica, o perigo dos fios e tendo muito mais força e autonomia de trabalho, mas precisam de mais cuidados que roçadeiras elétricas, pois pedem manutenções semestrais, precisam de atenção na mistura do óleo, uma dica importante é sempre usar o misturador adequado e nunca misturar em recipientes sujos ou com tampinhas do óleo, pois a mistura errada leva a fundir a máquina.

Em nossa oficina notamos que a grande maioria dos problemas ocorrem por falta de atenção e mal uso do operador. Diversos clientes transportam a gasolina em frascos de amaciante o que deixa uma "cola" no interior da máquina e faz com que ela necessite de limpezas fora de hora, o transporte de combustível deve ser feito em frascos limpos e próprios, nunca utilizar frascos de desinfetante, amaciante ou outro coisa do tipo. Outro problema muito comum é guardar gasolina misturada por dias o que leva a sedimentação do óleo e a sujeira causa a falha no funcionamento da máquina, indicamos que o tempo máximo de mistura seja 3 dias e sempre "chacoalhar" antes de colocar no tanque da máquina, outro fato importante é nunca guardar gasolina limpa por mais de 7 dias, indicamos que seja sempre comprado e misturado para utilização no dia.

As roçadeiras podem utilizar lâmina ou nylon independente de sua potência, mas a espessura do nylon deve ser adequada a capacidade da máquina, geralmente elas variam em 26, 33 e 43cc sendo que as menores são indicadas para jardins e as maiores podem fazer todo tipo de serviço e utilizar todo tipo de nylon.
Lembrando sempre que o carretel de nylon força mais o motor da máquina do que a lâmina por ser mais pesado e tendo isso em vista é necessário saber que a espessura do fio influencia muito no quanto a ponteira será forçada. Na utilização das lâminas os fabricantes indicam sempre que sejam de 3 pontas para dividir melhor o impacto na hora do corte e forçar menos a máquina, mas 90% das pessoas preferem a Lâmina tipo hélice (2 pontas) porque o serviço rende mais, mas deve-se tomar cuidado na hora de amolar para não desbalancear a lâmina e evitar usar lâmina torta para não causar danos a ponteira da máquina.

Engraxar a ponteira é muito importante para manter coroa e pinhão lubrificados e não deixar que ocorra um desgaste pré-maturo. Manter os filtros limpos também é algo que aumenta a vida útil do equipamento.

Estamos fazendo um apanhado geral, então com certeza ainda existem muitas informações a serem ditas e aguardamos as perguntas para poder ajudar ainda mais que conheçam os equipamentos.

Até o próximo post!

Abraços

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lavadoras de Alta Pressão

Olá amigos,

Vamos dar inicio ao nosso blog falando um pouco sobre as lavadoras de alta pressão e suas vantagens, por favor, caso tenham dúvidas ou queiram saber algo que não tratamos entrem em contato, pois nossa intenção é criar um canal de troca de informações para facilitar a vida de todos.

As lavadoras residenciais chegam a uma pressão de 1740 libras/pol² o que equivale a 30 vezes a pressão de uma mangueira de jardim e proporcionam uma economia de até 80% de água, pois a água passa por um bico bem menor que a mangueira de jardim e faz uma força bem maior (pressão), em média uma mangueira consome 3500 litros de água por hora e uma lavadora consome cerca de 360 litros por hora.


Lavadoras podem ser utilizadas para limpar tubulações, pátios, telhados, calçadas e qualquer outro tipo de local com sujeiras sendo fácil eliminar manchas apenas posicionando o jato mais perto ou mais longe de acordo com a necessidade. Fora o bico normal, as lavadoras possuem inumeros acessórios que podem ser acoplados e facilitarem o serviço como: desentupidor de calhas, escovas, aplicadores de detergente etc.

Algumas delas apresentam o sistema Stop Total que interrompe o jato apenas soltando o acionamento da pistola o que gera economia e segurança para quem usa, com esse sistema o motor para automaticamente e volta a funcionar quando a pistola é acionada o que evita desperdícios de energia e maior durabilidade do equipamento.

Possuem um consumo de energia extremamente baixo e levam a um ganho de tempo de serviço inacreditável, pois lavando com mangueira leva-se muito mais tempo aplicando produtos, esfregando e depois enxaguando enquanto com a lavadoras todo processo pode ser reduzido e muito mais eficiente utilizando apenas água ou um aplicador de detergente acoplado, o que é muito mais seguro para quem usa, pois evita contaminações já que o produto não entra em contato com a pessoa sai direto da lavadora para superfície a ser limpa.

No mercado existem inúmeros modelos e marcas de lavadoras, nós somos assistente técnico autorizado da Kärcher marca líder de mercado fabricante das melhores máquinas. Sugerimos que acessem www.karcher.com.br e vejam os vídeos do You Tube onde há várias demonstrações de utilização das lavadoras e dos seus acessórios.



Num próximo momento vamos tratar da utilização de acessórios e do dimensionamento de lavadoras, pois existem inúmeros modelos, cada um com a sua finalidade, nós observamos em nossa oficina que o mal dimensionamento e a falta de instruções sobre a utilização são as principais causas de problemas e desgaste prematuro das máquinas.

Esperamos que estejam gostando das nossas dicas e que possam interagir para que o blog seja dinâmico e cumpra sua finalidade que é tirar dúvidas e ajudar os consumidores a utilizarem seus equipamentos.

Grande abraço e até o próximo post!