terça-feira, 22 de novembro de 2011

Roçadeiras a Gasolina!

Olá amigos,

No primeiro post demos uma visão geral sobre as lavadoras de alta pressão e neste vamos tentar fazer o mesmo com as roçadeiras a gasolina com motor 2 tempos. Não deixem de postar suas dúvidas!

As roçadeiras a gasolina utilizam a mistura de óleo 2 tempos para lubrificar e fazer a queima junto com a gasolina, como o óleo não queima por inteiro ela necessita de manutenções semestrais para limpar e regular a máquina. Observações importantes são: utilizar sempre gasolina comum (nunca aditivada) e procurar não mudar a marca do óleo 2 tempos para não haver saturação do equipamento.

No mercado existem dois tipos de óleo 2 tempos: o mineral e o sintético, no Brasil é muito mais fácil encontrar o óleo mineral e quando começar utilizar um tipo de óleo deve permanecer com esse, pois misturar os tipos de óleo causa problemas no funcionamento da máquina.

Roçadeiras a gasolina são a maior tendência do momento por facilitarem o trabalho eliminando o uso de energia elétrica, o perigo dos fios e tendo muito mais força e autonomia de trabalho, mas precisam de mais cuidados que roçadeiras elétricas, pois pedem manutenções semestrais, precisam de atenção na mistura do óleo, uma dica importante é sempre usar o misturador adequado e nunca misturar em recipientes sujos ou com tampinhas do óleo, pois a mistura errada leva a fundir a máquina.

Em nossa oficina notamos que a grande maioria dos problemas ocorrem por falta de atenção e mal uso do operador. Diversos clientes transportam a gasolina em frascos de amaciante o que deixa uma "cola" no interior da máquina e faz com que ela necessite de limpezas fora de hora, o transporte de combustível deve ser feito em frascos limpos e próprios, nunca utilizar frascos de desinfetante, amaciante ou outro coisa do tipo. Outro problema muito comum é guardar gasolina misturada por dias o que leva a sedimentação do óleo e a sujeira causa a falha no funcionamento da máquina, indicamos que o tempo máximo de mistura seja 3 dias e sempre "chacoalhar" antes de colocar no tanque da máquina, outro fato importante é nunca guardar gasolina limpa por mais de 7 dias, indicamos que seja sempre comprado e misturado para utilização no dia.

As roçadeiras podem utilizar lâmina ou nylon independente de sua potência, mas a espessura do nylon deve ser adequada a capacidade da máquina, geralmente elas variam em 26, 33 e 43cc sendo que as menores são indicadas para jardins e as maiores podem fazer todo tipo de serviço e utilizar todo tipo de nylon.
Lembrando sempre que o carretel de nylon força mais o motor da máquina do que a lâmina por ser mais pesado e tendo isso em vista é necessário saber que a espessura do fio influencia muito no quanto a ponteira será forçada. Na utilização das lâminas os fabricantes indicam sempre que sejam de 3 pontas para dividir melhor o impacto na hora do corte e forçar menos a máquina, mas 90% das pessoas preferem a Lâmina tipo hélice (2 pontas) porque o serviço rende mais, mas deve-se tomar cuidado na hora de amolar para não desbalancear a lâmina e evitar usar lâmina torta para não causar danos a ponteira da máquina.

Engraxar a ponteira é muito importante para manter coroa e pinhão lubrificados e não deixar que ocorra um desgaste pré-maturo. Manter os filtros limpos também é algo que aumenta a vida útil do equipamento.

Estamos fazendo um apanhado geral, então com certeza ainda existem muitas informações a serem ditas e aguardamos as perguntas para poder ajudar ainda mais que conheçam os equipamentos.

Até o próximo post!

Abraços

59 comentários:

  1. oi meu nome e RICARDO eu tenho uma shindaiwa bp 35 ;eu gostaria de saber como eu vejo que minha maquina esta ficando carbonizado e se o desgaste natural do equipamento mostra algum sinal de manuseio inadequado......... obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo, sobre a carbonização um dos primeiros sintomas é que a máquina perde força pois a saida para o escapamento começa a ser fechada pelos resíduos de óleo e o filtro de ar começa acumular óleo, os fabricantes indicam uma limpeza a cada 6 meses de uso, mas tudo depende se a mistura está sendo feita de forma correta, se utiliza bastante ou não a máquina, pois a carbonização é efeito dos resíduos de óleo 2T que ficam na máquina, esse é um processo natural de toda máquina 2T, para saber se houve manuseio inadequado precisaria acompanhar o tempo entre uma descarbonização e outra e verificar se o nylon está na medida certa, ou seja, de um ilhós a outro do carretel no máximo, outro detalhe é que sua máquina é profissional, então sempre indicamos a utilização em alta rotação para melhor desempenho do motor. Caso tenha alguma dúvida, por favor, nos pergunte...Abraços, Leandro

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como fazer a descarbonizarão do motor e quando trocar a vela de ignição .

    ResponderExcluir
  4. meu nome e jose tivi uma maquina da tramontina agora conprei uma esthl 160 eu recomendo essa roçadeira e muito boa

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome e Sandra e minha mãe comprou uma roçadeira HT001Q 2T 43cc. O problema é que tenho que me matar para dar partida na máquina e em apenas 3 dias de uso não consigo mais usá-la pq o motor fica morrendo. Utilizo gasolina misturada na proporção que o fabricante indicou e na embalagem que o mesmo me mandou. Será que estou fazendo algo errado? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, para dar partida na máquina "fria" (primeira partida do dia) é preciso afogá-la e injetar gasolina apertando o primer por 3 vezes. Ai a máquina vai pegar e morrer, você deve baixar o afogar e dar a partida novamente. Depois que a máquina está quente este procedimento não é mais necessário. Talvez essa seja a dificuldade que está encontrando, espero ter podido ajudar.

      Excluir
  6. Bom tenho uma roçadeira intertec 430 sobre a diluição do combustivel é 25/1 mas estou utilizando o óleo 2t da castrol feito para a sthil e no frasco consta que ele pode ser diluido a metade dos outros óleos ou seja 50/1 e a descarbonização é reduzida em até 4 vezes.Minha duvida é posso fazer a mistura do óleo como consta na embalagem do óleo ou como conta no manual de instruções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, a Stihl tem um óleo diferenciado e tenho vários clientes que usam ele com a diluição indicada por ela e não tem problemas. A única dica que eu te dou é que se resolver mudar a marca do óleo algum dia, você deve fazer uma boa limpeza na máquina para que não haja conflito de componentes dos óleos e possa causar algum dano.

      Excluir
  7. GOSTEI DAS EXPLICAÇÕES, CONTINUA DESPERTANDO A GALERA POIS TEM PROFISSIONAL QUE NÃO SABE FAZER ISSO E NÃO CONHECE ESSES MANUSEIOS.FIQUEM COM DEUS EBONS RESULTADOS.MANDE PRA MIM ALGUMAS DICAS POIS NUMCA SEI OU VOU SABER TUDO, MEU EMAIL:(msantpi@oi.com.br), umabraço.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber o que fazer quando a roçadeira perder força (potência), mesmo depois de limpo o carburador. A minha roçadeira é a sthill fs38.Ela têm aqueles 3 parafusos atrás do carburador. Como regulá-los? Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. tenho uma que ja nem lembro mais a marca dela, a mesma começou a demorar a primeira partida,depois pegava normal, agora ela não pega de jeito nenhum, ja limpei carburador troquei vela,e ainda não pega o pistão tem prassão, pois retirei a vela e dei partida notei que esta com pressão a camara dela, tem faisca no cachimbo da vela, vc saberia o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa verificar se ela não está carbonizada, o normal seria que ela fosse ficando fraca até parar, mas tem que ter alguma sujeira impedindo o bom funcionamento. Só que se o problema fosse carbonização ela pegaria nem que fosse por 2 segundos antes de morrer. Não estou conseguindo pensar em uma boa dica no momento, vou analisar as informações que me passou e se tiver algo melhor pra dizer eu volto a responder.

      Excluir
  10. ola gostaria que alguem me ajudasse, quero comprar uma roçadeira a gasolina da marca terra, será que é boa, o preço ta muito bom 499,00. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reginaldo, não vou defender ou criticar nenhuma marca nesse espaço, mas acredito que você deva fazer uma pesquisa de preços no mercado e só depois efetuar a compra, pois algumas roçadeiras hoje em dia são descartáveis, não sei se é o caso dessa marca, precisa pesquisar, mas não é uma boa comprar pelo preço.

      Excluir
  11. comprei uma Azen e no primeiro dia foi blz, mas daí em diante o segredo da partida é seguir todas as recomendações do fabricante e ficar ZEN (deveria ter desconfiado), pq vou te contar, quando finalmente consigo dar partida já estou é cansado, só faço bater no stop.

    ResponderExcluir
  12. Ola boa noite minha roçadeirra ė uma garthen cg 420 e ela de uns dias pra ca começou a apresentar problema para pegar mais n de primeira na primeira vez com ela fria ela pega até rapido mais caso ela morra ou entao acabe a gasolina apos abastecida ela demora muito as vezes nem pega ja troquei vela uso a mxm gasolina e o mxm oleo sempre sera q seria o caso de trocar o magneto? Ou algum outro problrma mais serio ja que tecnicamente ela deveria pegar mais facilmente com o motor quente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington, provavelmente quando isso acontece é sujeira no carburador.

      Excluir
  13. Boa noite, vç poderia me informar se na Makita posso usar qualquer dos óleos? mineral ou sintético, qual a proporção correta de gasolina óleo?.Agradeço obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Agnaldo, salvo quando há alguma indicação específica do fabricante você pode usar os dois tipos de óleo, lembrando que deve sempre manter a mesma marca e tipo de óleo para não ter problemas. O óleo sintético é mais utilizado em países de clima frio e o Brasil a grande maioria das pessoas utiliza o mineral.
      A proporção indicada é de 40ml para 1 litro no caso do mineral e 25ml para 1 litro no caso do semi-sintético.

      Excluir
  14. Meu nome é odalicio Nunes, sou de Salvador-Ba. Tenho uma Azen, aparentimente boa mas quando esfria so colocando gasolina no local da vela é que a mesma vem a pegar novamente. Vcs tem uma explicação para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odalicio, na partida fria é preciso afogar a máquina e injetar 3 vezes o primer para que a máquina possa pegar. Caso você não esteja fazendo isso ela não pega e ai sim precisa da gasolina na vela. Só é preciso seguir esses passos na partida fria.

      Excluir
  15. Comprei uma roçadeira pela internet e ela não vem lubrificada. Como faço a lubrificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo, se essa lubrificação que você está falando é a da ponteira, você deve tirar o parafuso que fica na lateral da ponteira e colocar a graxa, a quantidade não é muito grande não, aperte a bisnaga, gire a ponteira e coloque mais um pouco. Lembre que tem que ser graxa para alta temperatura, própria para roçadeiras, caso contrário ela vai derreter e não vai lubrificar.

      Excluir
  16. Olá. Meu nome é Genilson. Preciso escolher uma roçadeira a gasolina para o condomínio onde moro. Trata-se de uma área com mato de até 1 metro e meio de altura num terreno de aproximadamente 50 metros de cumprimento e 10 de largura. Gostaria que me indicasse uma marca de roçadeira e a potência necessária. Um conhecido que trabalha na área me indicou a STHIL com 220 de potência, mas custa mais de R$ 2.000,00. Poderia usar uma roçadeira de potência menor para este tipo de trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Genilson, para esse tipo de serviço a roçadeira deve ser profissional com pelo menos 43cc. A Stihl é realmente ótima, mas também existem outras marcas boas e com preço razoável, a Shindaiwa é uma delas, mas tome cuidado com máquinas muito baratas, ninguém faz milagre e geralmente as com preços mais atrativos não tem uma qualidade confiável e acabam saindo mais caro pela manutenção que dão.

      Excluir
  17. Olá amigo, eu também estava procurando uma e me indicaram a Makita RBC 412U, de 40,cc potencia muito boa topa qualquer parada. Onde eu moro em Rondonia eu a comprei por 1.195,00. ela não chega a ser totalmente anti-vibração mas dá p/usar bem. Verifique nas lojas uma mais ou menos na faixa de 33 á 40cc da marca Branco , marca muito bõa, só não comprei dessa marca pois não tinha achado aqui nas lojas, a sthill é bõa mas é muuuuuuuito cara. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito das suas dicas.
    Eu tenho um terreno que tem muito mato do tipo pequenas arvores onde tem que usar a foice, nesse caso você indicaria também o uso de roçadeira? Marcelo Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, para mato as roçadeiras são ótimas, mas para pequenas árvores vai depender da espessura do caule e se vai fazer a poda, pois para esse uso existe uma lâmina dentada própria. Depois que inventaram a roçadeira a foice ficou quase esquecida, mas precisa analisar bem no que vai usar. Precisa ser uma roçadeira acima de 43cc que é profissional e para não ter dor de cabeça é bom ir até uma Assistência Técnica da sua região perguntar qual é a que tem maior facilidade de peças, pois isso muda muito de região para região e é um fator muito limitante na hora da manutenção.

      Excluir
  19. Bom dia, tenho uma stihl 160 que agora quando acelera fica excelente quando corta perde a força o que pode ser ? Pode ser carburador sujo se for quais os produtos certos para limpar e como limpa corretamente e qual a regulagem correta para esse tipo de maquina ?
    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se está fraca é quase certo que é sujeira, mas fica muito dificil passar esse tipo de dica e bem arriscado fazer isso se não tiver experiência, pois o carburador é pequeno e com vários componentes que nem sempre são muito fáceis de montar, então o mais indicado nesse caso é procurar um Assistente Técnico que não deve cobrar muito por esse serviço. Sinto por não ter uma dica mais eficiente neste sentido.

      Excluir
    2. Olá! A minha roçadeira é uma LIDER, quando eu a acelerava, tendia a morrer; Olhando no carburador, os parafusos que o prendiam, estavam soltando e entrando ar falso; Isso acontece muito com roçadeiras de marca inferior, o bom é apertar os parafusos e colocar cola loctite específica para travar parafusos.

      Excluir
  20. Olá preciso comprar uma roçadeira, para usar no sítio p cortar mato e capim em um mandiocal com a chuva o mato cresceu muito está mais o menos de um metro e meio , n conheço nenhuma marca poderiam me indicar qual é a melhor e mais barata, muito obrigada, boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriam, para esse serviço é necessário uma roçadeira profissional com 43cc, se for usar pouco no sítio pode optar por marcas mais baratas, mas se for usar com frequência vale a pena investir nas marcas japonesas que são muito boas. Hoje em dia tem chinesas com bom custo benefício para quem não faz uso diário, elas têm manutenção barata e bom custo. Só que a marca varia muito de região para região, pois é importante saber se os Assistentes da sua região tem peças de reposição da marca que vai adquirir, aqui na região de Campinas-SP temos a Shindaiwa (japonesa) e a Stihl como melhores marcas e maior facilidade de peças e a Kawashima (chinesa) com um bom custo benefício e facilidade de peças, mas precisa pesquisar na sua região, pois muda muito.

      Excluir
  21. Olá Leandro, comprei uma roçadeira Sthil 290, 2hp. Moro em uma chácara de 2.200,00 m2, como pagava R$100,00 por corte à um terceiro, resolvi ter a minha própria máquina. O problema é que sou totalmente leigo no manuseio, pois a única máquina que já operei era elétrica, para cortes pequenos. As perguntas são: Esse modelo é realmente eficiente? Quais os cuidados essenciais para manutenção e intervalos de tempo entre eles, sendo que vou usá-la em média de 2 finais de semana ao mês (2 sábados e 2 domingos). Agradeço desde já a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano, se você comprou numa concessionária Sthil fez um ótimo negócio, agora se alguém te ofereceu na rua corre um grande risco de ser falsa, aqui na minha região venderam muitas falsificadas desse modelo.
      Quanto a manutenção varia muito, mas geralmente a cada 6 meses precisa fazer uma revisão básica, com o tempo você vai perceber que a máquina "vai te avisando" ficando mais fraca quando precisa de um boa limpeza. Máquinas dessa marca são muito boas e não costumam dar problemas.

      Excluir
  22. Boa tarde Leandro, meu problema é o seguinte, tenho uma roçadeira Eihel de 2 hp ela tá subindo oléo na vela , a maquina por 10 minutos aproximadamente e para! o que podeira estar ocorrendo ? desde já obrigado 1

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde

    Possuo uma roçadeira costal da Sthil, gostaria de saber se posso utilizar o oleo TCW3, mesmo utilizado em motores nauticos.

    Obrigado

    Charles

    ResponderExcluir
  24. Boas, tenho uma Partner BA407 (Husqvarna) que não pega devido ao botão de descompressão. Como posso resolver o problema? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Ola Leandro, eu estou querendo comprar um roçadeira costal, quando coloco no site do google roçadeira costal, aparece varias lojas vendendo a da marca toyama, eu gostaria de saber se é uma marca confiável e se vc me aconselha a comprar, ela vai ser de uso rasoalvel, ela não vai ser muito exigida para o que eu preciso fazer.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde,

    Minha roçadeira sthil fs 160 não quer funcionar, foi trocado o carburador, a vela e o filtro. Notei que a roçadeira está sem compressão, a vela está centelhando bem. Qual poderá ser o problema? Será que pode ser no pistão ou na camisa?

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde.tenho uma rocadeira daquelas do paraguai.era muito boa mas agora nao liga mais.esta mandando centelhas,carburador esta tudo ok.sera que fundiu?qual o sintoma de fundido?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Olá
    Eu tenho uma Garthen 420, de uns dias para ka começou a incomoda, ela não trabalha mais que 1 hora e perde rotação até se desligar daí não pega mais, só depois de algum tempo, volta a funcionar, mas com o mesmo problema, troquei vela, óleo de acordo com as recomendações do fabricante. É nova trabalhou umas 30 horas mais ou menos.
    Se alguém souber como resolver isso?

    ResponderExcluir
  30. Pessoal, tem um problema comum que acontece em certas roçadeiras; Quando se coloca óleo 2 tempos numa proporção maior que o recomendado, gera um defeito que se chama; CALÇO HIDRÀULICO, que faz com que quando se puxa cordinha para a partida ,fica muito pesado, pesado mesmo! Par resolver , retiras-se a vela e puxe a cordinha por umas vinte vezes, após ,recoloca-se a vela apertando com a mão e faz-se o teste , se ficar mais macia(normal), pode-se apertar a vela com a chave que a companha a roçadeira, se não, retira-se a vela novamente e puxa-se a cordinha mais umas vinte vezes e repete-se o procedimento até que a puxada da cordinha fique macia novamente!

    ResponderExcluir
  31. olá tenho uma roçadeira husqvarna 128r
    e nos ultimos trabalhos com ela, notei que ela esta perdendo potencia, pois ao acelera-la e levar o nylon em contato com o capim, ela já nao corta o capim com a mesma potencia que tinha antes.
    o que pode ser?
    será carburador?
    será descarbonização?
    será vela?

    grato desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. wanderson, também tenho uma roçadeira husqvarna 128 R que às vezes apresenta o problema citado por você. Normalmente quando isso ocorre é porque a máquina está desregulada, aí levo no técnico e ele regula conforme os parâmetros de fábrica, ficando assim pronta mais uma vez para o uso. Vale ressaltar que essa roçadeira é de uso doméstico, e se você usa continuamente é bem provável que esteja na hora de fazer uma limpeza geral. Irei comprar uma roçadeira da marca branco 1,7 cv para não ter mais esses perrengues. Espero ter ajudado!!

      Excluir
  32. olá tenho um a roçadeira makita a gasolina e o problema é que na velocidade baixa ela esta rodando o disco de corte, ja regulei a velocidade no parafuso mas sem sucesso .... gostaria de saber se alguem pode me ajudar com alguma dica, provavelmente limpeza d carburador desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  33. Ola,Leandro! Estou precisando de uma indicação de como escolher uma boa roçadeira a gasolina,sua potencia,seu tempo,durabilidade,com a finalidade para diversas funções em um sitio que necessita de cuidados e no momento estou encontrando dificuldades para fazer uma boa escolha sem que me arrependa posteriormente,com isso conto com sua ajuda em uma breve resposta já que tenho tão pouco tempo pela necessidade de manutenção do terreno,Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, para trabalho no sítio indico roçadeiras a partir de 43 cilindradas e as marcas existem inúmeras, mas aconselho que tome cuidado com as muito baratas, pois tendem a ter uma vida útil bem mais curta.
      Marcas japonesas costumam ser muito boas e algumas europeias também, mas é fundamental que verifique na sua região qual a melhor assistência técnica e qual o modelo indicado por eles, pois os preços das peças variam muito dentro de uma mesma marca dependendo da quantidade vendida de cada modelo, quanto mais máquinas no mercado mais baratas são as peças.

      Excluir
  34. Leandro, boa tarde.
    Gostaria de encontrar um guia com terminologias das partes dos carburadores em display indicando nomes das partes, suas funções e como calibrar...
    grato.

    ResponderExcluir
  35. Você acha que vale a pena roçadeiras de motor 4 tempos, existe uma da Tekna que não é tão cara !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson, precisa verificar se há mão de obra qualificada na sua região para mexer com essa roçadeira, aqui onde trabalho são poucos profissionais que fazem manutenção neste equipamento. Outra coisa importante é verificar como funciona o sistema de lubrificação dela, pois alguns modelos tem o pescador de óleo e não trabalham inclinados, o que pode gerar problemas e até fundir a máquina se todas as orientações não forem seguidas a risca, mas em contra partida são bem menos poluentes que as 2T.

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, nós indicamos que não reutilize embalagens para fazer a mistura. Temos inúmeros casos de clientes com problemas por reutilizarem embalagens e contaminarem a mistura do combustível, o que gera uma grande dor de cabeça pois a máquina precisa ser desmontada e limpa por dentro. Algumas substâncias como sabão, amaciante entre outras criam como se fosse uma cola no interior da máquina.

      Excluir
  37. Comprei uma roçadeira husgvarna 143 r 2hp 41 cc .primeiro é bom equipamento e que oleo 2 tempos devo usar (sintetico ou mineral)

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Leandro, tenho uma roçadeira Makita RCB 2500E, nos últimos dias ela apresentou um problema, dou a partida e ela funciona normal, mais quando ela esquenta desliga, e não pega mais, tem que esperar esfriar. O que vc acha que seria isso, será vela? ou carbonização. Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  39. CARO AMIGO, TENHO UMA STHILL 290, ESTAVA TRABALHANDO COM ELA E ELA COMEÇOU A DETONAR O MOTOR OU SEJA AUMETAR A ROTAÇÃO SOZINHA E DESLIGOU. APOS ISSO SEMPRE QUE A LIGO ELA ESTA COM A ACELERAÇÃO DETONADA OU SEJA ELA DETONA E APAGA. O QUE VC ACHA QUE DEVE SER. ESSE MODO DETONAR É SEMELHANTE QUANDO ELA ESTA ACABANDO O COMBUSTIVEL, SERA QUE TEM ALGO A VER?

    ResponderExcluir
  40. bom dia, me chamo Jayme
    tenho uma moto serra sthil ms-180, fabricação 2013, com pouquissimo uso. Apos usá-la 3 dias atras, a mesma não liga mais. Verifiquei descarga, vela, centelha, a mistura é nova. Canso de tentar ligar, naõ liga mesmo. Retiro a vela e a seco. Tento de novo e nada. Noto que varias maquinas sthil tem problemas para ligar quando frias. O que recomendas ? obrigado

    ResponderExcluir
  41. Olá, más como faz mesmo a descarbonização? Acho que é isso que ta acontecendo cm minha "piratinha"!

    ResponderExcluir